sejam todos bem-vindos

espaço dedicado à divulgacao de informação, aberto a todos os tipos de expressões, comentários e compartilhamento.

18 de março de 2010

Banco Global de Sementes na Noruega

compilado/traduzido por Bruno Padoveze
fontes - Thais Padoveze e guardian.co.uk


Um ambicioso projeto para preservar futuros suprimentos de comida foi iniciado na segunda-feira, dia 19 de junho de 2006, na Noruega.

O Svalbard International Seed Valt (SISV) é um Banco Global de Sementes para as plantas mais importantes do mundo. Ele servirá como um banco repositório para sementes cruciais no caso de uma catástrofe global, segundo o então ministro da agricultura norueguês, Terje Riis-Johansen.

A instalação está incrustada no permafrost da remota península de Svalbard e o planejamento é armazenar 3 milhões de sementes, de todos os países do mundo.



Permafrost - tipo de solo encontrado na região do Ártico, constituído por terra, gelo e rochas permanentemente congelados.

O banco de sementes constitui-se de um túnel de concreto reforçado escavado 70 metros dentro de uma montanha, guardado por duas portas de aço e que pode ser acionado por controle remoto da Suécia.
As sementes são armazenadas em embalagens de alumínio, à temperatura de -18ºC, e estima-se que se mantenham utilizáveis por milhares de anos.

Caso alguma espécie seja dizimada durante uma guerra ou catástrofe ambiental, e os bancos de sementes locais de um determinado país também sejam aniquilados, o governo local pode contar com o Banco Global de Sementes da Noruega para a reposição da espécie.

Ao contrário das outras centenas de bancos de sementes já existentes em todo o planeta, este não dependerá apenas de sistema de refrigeração no caso de um eventual interrompmento de fornecimento de energia elétrica.
A localização remota do SISV - perto da cidade de Longyearbyen, nas Ilhas Svalbard, a apenas 1.000km do Pólo Norte - e o fato de estar cravado no permafrost, são garantias de que a temperatura nunca ficará acima do nível de congelamento.

Uma curiosidade, a Organização de Agricultura e Alimentos das Nações Unidas (UN Food and Agriculture Organisation) estima que 75% da diversidade da agricultura natural já foi extinta. Os Estados Unidos por exemplo, possuíam 7.100 variedades de maçãs cerca de 200 anos atrás, e hoje, 6.800 destas não mais existem.

Aliás, é incrível como conhecemos tão pouco sobre as diversas variedades de maçã. Existe uma fazenda orgânica na Austrália onde se cultiva mais de 200 diferentes tipos. E todos os anos eles promovem o Festival de Degustação de Maçãs.

É bem provável que a grande maioria das pessoas nem saiba que todos esses tipos de maçã existem.


(da esquerda para a direita) - Primeiros Ministros Matti Vanhanen da Finlândia, Jens Stoltenberg da Noruega, Goran Persson da Suécia, Geir Haarde da Islândia e Anders Fogh Rasmussen da Dinamarca durante a cerimônia que marcou o estabelecimento do Banco Global de Sementes em Longyearbyen, na Noruega, em 2006.


Hoje, o banco já está em pleno funcionamento, recebendo diariamente amostras de sementes de cada país do Planeta Terra.

Deixo aqui um link para uma seleção de ótimas fotos do Banco de Sementes em funcionamento, bem como sua localização e infra-estrutura - CLIQUE AQUI.

---
--

2 comentários:

  1. Bueno...

    eu que venho trabalhando com a questão de sementes há anos confesso que ainda não acredito neste treco ae!!!hehehe..mas dev ser realidade...
    O problema estaria em quem está bancando isso! quem?!?! quem?!?! mais uma vez as grandes empresas, grandes responsáveis pelo atual desaparecimento de espécies cultivares a campo. A questão não é guradar para possível perda ou catástrofe, mas sim mantê-las como os campesinos e pequenos agricultores vem fazendo há seculos ou milênios!! estes sim são os guardiões!
    pq não muda de estratégia e proíbe o milho transgênicono méxico?? ou o arroz trangênico lá nas filipinas?!?!
    ae está o desafui...vamos cuidar da nossa alimentação!!

    abraços

    Cupim

    ResponderExcluir
  2. Bem, me parece mais um plano da nova ordem mundial

    ResponderExcluir