sejam todos bem-vindos

espaço dedicado à divulgacao de informação, aberto a todos os tipos de expressões, comentários e compartilhamento.

4 de abril de 2010

Está chegando o frio...

por Bruno Padoveze

Hoje pela manhã me deparei com uma interessantíssima reportagem no site do Yahoo! Brasil.
Essa notícia veio do The New York Times, e a data é de 31 de março de 2010.


Cientistas tentam defender trabalhos sobre o clima

Há meses cientistas do clima sofrem críticas cruéis na mídia e na internet, acusados de esconder dados, cobrir erros e suprimir visões alternativas. Sua reposta até agora tem sido, em grande, parte, insistir na legitimidade de seu vasto corpo de ciência climática e ridicularizar seus críticos, chamando-os de esquisitos e desinformados. No entanto, o volume de críticas e a profundidade da dúvida só cresceram... (continua)


No final deste post deixo o link pra notícia na íntegra.

O que me chamou a atenção foi que o tema relatado vem de encontro com a minha visão e entendimento sobre o futuro próximo (diria que até o presente) da situação climática em nosso planeta.

Acredito que estamos caminhando para um grande resfriamento global nas próximas décadas, talvez até uma mini era do gelo em certas regiões.

Vide o rígido e imprevisto inverno que assolou partes da Europa e dos EUA agora no final de 2009 - frio absurdo e a "inesperada" quantidade de neve em várias localidades, como a nevasca em Washington no começo deste ano ou as baixíssimas temperaturas na França e Inglaterra por exemplo.

Inclusive, os temporais que estão castigando o Brasil durante todo esse verão estão certamente, e comprovadamente relacionados com o momento climático do planeta.

E é bom que saibamos o que está por vir para que estejamos preparados.

Para complementar a notícia do Yahoo acima e para aqueles interessados em descobrir o que muito provavelmente nos aguarda nas próximas décadas, deixo também no final deste post, o vídeo de uma palestra com Luiz Carlos Molion.

Luiz Carlos Baldicero Molion - bacharel em Física pela USP e doutor em Meteorologia e Proteção Ambiental pela Universidade de Wisconsin, Estados Unidos.

Concluiu seu pós-doutorado no Instituto de Hidrologia, em Wallingford, Inglaterra, em 1982, na área de Hidrologia de Florestas. É associado do Wissenschaftskolleg zu Berlin (Instituto de Estudos Avançados de Berlim), Alemanha, onde trabalhou como pesquisador visitante de 1989 a 1990.

Molion tem mais de 30 artigos publicados em revistas e livros estrangeiros e mais de 80 artigos em revistas nacionais e congressos, em particular sobre impactos do desmatamento da Amazônia no clima; climatologia e hidrologia da Amazônia; causas e previsibilidade das secas do Nordeste; mudanças climáticas globais e regionais; camada de ozônio e fontes de energias renováveis.

Foi cientista-chefe nacional de dois experimentos com a NASA sobre a Amazônia. Aposentou-se do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT), onde foi diretor de Ciências Espaciais e Atmosféricas.

Atualmente, encontra-se na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, como professor associado e diretor de seu Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT).

É membro do Grupo Gestor da Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial (MG/CCl/OMM), como representante da América do Sul.


LINKS


Cientistas tentam defender trabalhos sobre o clima
Yahoo! Brasil - The New York Times


Palestra com Luiz Carlos Molion (não deixem de ver!)
4º Painel - Aquecimento ou Histeria Global

Um comentário:

  1. Fala Brunão! Muito bom seu blog!
    Da uma olhada nesses links

    http://brunopontes.blogspot.com/2009/12/lorde-christopher-monckton-especialista.html

    http://brunopontes.blogspot.com/2009/12/fe-no-greenpeace.html

    O blog desse cara é animal!!!

    Marco Loschiavo

    ResponderExcluir